sexta-feira, 31 de julho de 2020

Mãe (Mother) - 마더





O amor de uma mãe por seu filho desconhece limites, leis e a própria misericórdia. 

Olá, queridos! Como vocês estão? A kkultip dessa semana é o filme sul-coreano 마더 Mother (mãe). 

Mother é um filme do gênero thriller/supense dirigido por Bong Joon-ho. Sim! O mesmo diretor do nosso queridinho e premiado 기생충 (Parasita). O longa narra a saga de uma senhora viúva que tenta desvendar um mistério: o assassinato de uma jovem moça que acontece em seu bairro, o qual seu filho deficiente é acusado de cometer. 
A consagrada atriz Kim Hye-jah interpreta a "mãe", cujo nome não é revelado na trama. Ela é uma senhora de idade, cuidando sozinha de um filho deficiente e que sobrevive da venda de ervas medicinais. Ela também faz um "bico" para ganhar dinheiro extra com algumas sessões de acunpultura, atividade essa que, aparentemente, ela não tem licença para realizar. Seu filho é Yoon Do-joon (interpretado pelo ator Won Bin), um jovem adulto que, apesar de sua deficiência intelectual, tenta ser independente. Todas as suas tentativas, no entanto, acabam sendo frustradas, já que sua mãe inspeciona até mesmo seu xixi para se certificar de que ele está saudável. 

Do-joon tenta, no limite do possível, fazer coisas que jovens adultos fazem. Sair com os amigos pelo bairro, conhecer garotas, tomar alguns drinks. O problema é que Jae-su, seu melhor amigo, parece não agradar muito sua mãe. Apesar de seu cuidado com o filho beirar o doentio, à medida que somos apresentados aos personagens, torna-se perfeitamente compreensível que ela não goste de seu filho andando por aí com o melhor amigo. Jae-su não tem um emprego formal e fica o dia inteiro perambulando pela cidade com Do-joon, cometendo picaretagens para arrumar o famoso 'dinheiro fácil'.

Na noite do assassinato de Moon Ah-jung (Moon Hee-ra), Do-joon sai para beber e volta tarde, quando sua mãe já está dormindo. Há uma testemunha local que diz tê-lo visto perto do caminho por onde a jovem passou antes de ser assassinada. Devido à sua limitação mental e pelo fato de ter bebido, ele não consegue lembrar mais do que flashbacks, o que acaba limitando a investigação. O que será que aconteceu naquela fatídica noite?

Enquanto navegamos junto à mãe numa dúvida sufocante, somos apresentados a uma série de problemas sociais como a prostituição, o alcoolismo, a precariedade do trabalho, a pobreza. Esse é, inclusive, um do fatores de eu ser apaixonada pelo cinema sul-coreano. Mesmo que o filme seja do gênero de terror, temos uma gama de interpretações fortes e o drama sempre vem na medida certa.
A mãe de Do-joon parece estar sempre um passo à frente da polícia, o que aumenta o drama e a tensão no decorrer da história. Ansiamos por decobrir quem matou Ah-jung ao passo que entendemos o amor, mesmo que obsessivo, de uma mãe que está disposta a tudo para proteger seu filho, mesmo que ele tenha cometido um assassinato.

Tentei fazer essa review sem spoilers para que vocês pudessem ser instigados. Bem.. é isso. Assistam esse filme! É com certeza um dos meus filmes favoritos e que eu recomendo de olhos fechados!
Se você já assistiu esse e/ou outros filmes do diretor, compartilhe aqui nos comentários um pouquinho da sua experiência.

Até a próxima!
안녕!





15 comentários:

  1. irado, tenho olhado com bons olhos pras criticas sociais dos filmes coreanos e sem duvida esse review me motivou a assistir, assistirei hoje mesmo!!

    ResponderExcluir
  2. Amazing film! I watched this the other week and found it truly captivating. It may appear a little quirky at first but it soon grips you and reels you in with the mystery and lengths the mother goes to help her son. Thank you very much for the tip and this review.

    ResponderExcluir
  3. mulher do céu, eu tô louca pra assistir Parasita, e agora, tô doida pra ver esse também. eu absolutamente amo o fato de que o cinema coreano tem esses filmes pesados, com críticas profundos que deixam a gente de queixo caído. eu amei esse texto, me instigou horrores a procurar esse filme e assistir! ❤️

    ResponderExcluir
  4. Essa review ta excelente.
    Me admira como o diretor Bong Joon-ho consegue sempre explorar algumas críticas sociais nos seus filmes, mesmo que sejam só alguns detalhes, sempre tem alguma coisa.

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhh, que review maravilhoso!!! Parabéns, Alinne!!! Impossível ler e não querer assistir ao filme!!!🤩🤩🤩

    ResponderExcluir
  6. Sensacional essa analise, muito boa a forma como você abordou o filme, que é realmente uma senhora obra de arte!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito curiosa para assistir o filme e agora vou ter que procurar algum lugar hahaha eu praticamente não assisto filmes coreanos, mas é interessante ter essa visão de que muitos trazem bastante críticas sociais e já fiquei pensando sobre o desfecho do filme. Uma boa resenha :)

    ResponderExcluir
  8. incrível a análise e me deixou com vontade de assistir ao filme, com certeza irei procurar pra poder ver mais tarde :)

    ResponderExcluir
  9. Aaaah adorei o review, parabéns! Fiquei mega empolgada pra ver o filme!

    ResponderExcluir
  10. Ótima análise amiga. Me deu até vontade de rever esse filmaço. Inclusive esse e Memórias de um Assassino foram os primeiros filmes que despertaram o meu interesse e amor pelo cinema sul-coreano, lá em 2010.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo review! Muitos que não conhecem o cinema coreano vão se impressionar com Mother e outros thrillers que abordam bem temas sociais. Esperando ver suas próximas sugestões!

    ResponderExcluir
  12. Putz, amei o review! É o estilo de filme que gosto e o tipo de história que me prende. Já coloquei na lista.

    ResponderExcluir

Pretendente Surpresa (A Business Proposal) - 사내 맞선

  여러분  안녕하세요 ! 잘 지내세요? Olá, pessoal! Como vocês estão? Quem é vivo sempre aparece, não é? Depois dessa pausa sabática de mais de um ano, dec...