quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Pretendente Surpresa (A Business Proposal) - 사내 맞선

 


여러분 안녕하세요! 잘 지내세요?
Olá, pessoal! Como vocês estão?

Quem é vivo sempre aparece, não é? Depois dessa pausa sabática de mais de um ano, decidi voltar aqui para o blog. Seja pelas minhas prórias intempéries pessoais, ou pela necessidade de continuar produzindo, decidi escrever sobre esse romance bem gostosinho que me aqueceu o coração e rendeu muitas risadas no mês passado.

Pretendente Surpresa, ou na versão internacional, A Business Proposal (사내 맞선) é um drama de romance, lançado pela emissora SBS TV. Essa produção é baseada numa webtoon, uma espécie de quadrinho coreano feito para ler no computador ou no seu smartphone. Toda a premissa desse romance parece um pouco batida, já que o casal principal se trata de uma menina pobre que se relaciona com um ricaço empresário, mas eu prometo a vocês que ele tem uma leveza e uma energia diferente de todos os doramas que já vi até aqui, mesmo os com esse tema.

Talvez por não ter dado tanta atenção a ele na estreia, quando a dramaland estava em polvorosa, eu tenha me surpreendido tanto. Se você ainda não sabe o que é a dramaland, sinto lhe dizer que você ainda não é uma dorameira ou dorameiro por completo. Mas, calma! Você vai chegar lá.

A dramaland é nosso mundinho dos doramas nas redes sociais, que basicamente se resume ao Twitter, portais de notícias, edits ou Fansubs (portais de legenda/download totalmente gratuitos). Se você quiser criar uma fan account ou simplesmente interagir com outras dorameiras nas redes sociais, recomendo que faça isso no Twitter. É só você dizer que é nova (ou não tão nova assim) nesse meio que outras dorameiras e dorameiros vão te seguir! Aliás, deixo aqui todo o meu agradecimento às doramigas que tiram seu tempo para tornar acessível o download dos doramas para aqueles que não possuem Viki ou até mesmo a Netflix.

De volta ao enredo desse dorama, a trama segue a vida de Shin Ha-ri (interpretada pela atriz Kim Se-Jeong), uma garota simples e de família humilde do subúrbio coreano, e que trabalha numa empresa especializada em comidas congeladas. A companhia visa melhorar a qualidade dos seus produtos a ponto de que seus clientes sintam que estão comendo uma comida caseira, que tenha gosto de refeição de verdade, não congelados sem gosto de supermercado. Ha-ri trabalha numa equipe super animada e parece se dar bem com seus colegas de trabalho, que por sinal são muito engraçados. 

Além de se dar bem com seus colegas de trabalho, uma relação que merece destaque é a de Ha-ri com sua melhor amiga Jin Young-Seo (interpretada pela atriz (Seol In-ah). Young-Seo, ao contrário de Ha-ri, é uma menina rica que tem problemas com seu pai, que constantemente a força a ter encontros às cegas com rapazes que ele considera serem 'bons partidos', já que seu objetivo é que sua filha se case por status para manter as aparências de sua família.

Young-Seo parece ter uma relação especial não só com Ha-ri mas também com seus pais, até mesmo tratando-os como pai e mãe de consideração. É visível a admiração da personagem por sua amiga e família, que mesmo com todos os problemas se ajudam sempre, incluindo à administração do pequeno restaurante de bairro que eles têm. 

A grande sacada desse drama maravilho é a de que um simples pedido de favor de Young-seo muda a vida de Ha-ri para sempre. Num dos muitos encontros às cegas que seu pai arma para ela, Ha-ri vai em seu lugar sem saber que quem lhe aguardava era nada mais nada menos que o dono da empresa de alimentos na qual ela trabalha, o charmoso Kang Tae Mo, ou Sr Kang, intepretado pelo ator Ahn Hyo-Seop.

Todas as vezes que Ha-ri precisava fazer esse tipo de favor para sua amiga, ela precisava se atentar a apenas um detalhe: comportar-se de forma horrível para que o rapaz não quisesse vê-la mais. Mas, dessa vez, o tiro saiu pela culatra. Agora o todo poderoso dono de sua empresa se apaixonou à primeira vista por ela. Agora Ha-ri tem a missão de continuar indo a mais alguns encontros com seu chefe até que ele desista dela, enquanto tenta se esconder dele dentro da empresa. 

A vocês que já assistiram e aos que não viram, deixo aqui meu registro de momento fãzinha para exaltar o casal Sr. Cha (interpretado pelo ator Kim Minge) e Young-Seo, afinal, apesar de serem o casal secundário, eles simplesmente ENTREGARAM TUDO E MAIS UM POUCO NO QUESITO EMOÇÃO. Sério, eu amo esse casal e para mim eles são os donos desse dorama.



Sem mais delongas, esse romance realmente me supreendeu tanto que eu diria que é o meu favorito até agora. À medida que o tempo passa, podemos ver a evolução da relação dos personagens, que vão aprendendo aos poucos a dividir a vida, incluindo traumas, inseguranças e problemas, afinal; a vida é um amontoado de coisas difíceis e os bons momentos precisam ser vividos com aqueles que seguram nossa mão nos dias de chuva.


PS: Para aqueles que ainda não viram, quando vocês assistirem, vão entender essa referência da chuva!

💛🙏Antes de ir, um recado importante. Eu escolhi voltar a escrever especificamente nesse mês por um motivo específico. Estamos no mês do Setembro Amarelo, momento no qual falamos sobre conscientização acerca de saúde mental e prevenção contra o suicídio. Nem sempre conseguimos carregar nossas dores e traumas sozinhos, então, às vezes a ajuda profissional é necessária. 

O drama Pretendente Surpresa não fala exatamente sobre saúde mental como "Tudo bem não ser normal" (vocês podem encontrar uma resenha sobre esse drama aqui no blog); mas aborda questões de trauma com o Senhor Kang e uma relação familiar um pouco tóxica (Young-Seo e seu pai). Acho super importante que as produções abordem isso, mesmo que de forma sutil.

De qualquer maneira, quando precisarem de ajuda, procurem um psicólogo e em casos de emergência disquem: 188 (CVV - Centro de Valorização À Vida).


Onde assistir?

Pretendente Surpresa pode ser assistido na Netflix e tem 12 episódios no total, não 16 como costumamos ter.  Caso não possua Netflix, você pode encontrar esse dorama em algum fansub, digitando na barra de pesquisa do Google. Alguns fansubs também possuem conta no Instagram para manter você atualizado com a listinha de assistidos.


Fiquem com Deus e se cuidem, 

나중에 봐요!

Até a próxima! 




sexta-feira, 9 de abril de 2021

A Primavera Coreana e o Café Dalgona - 한국의 봄과 달고나 커피



여러분 안녕하세요! 잘 지내세요?
Olá, pessoal! Como vocês estão?

A Primavera () já começou lá na Coreia, mais precisamente no dia 20 de Março, meu aniversário. Que data linda, gente! haha Essa estação tão agradável, que cobre todo o país de lindas cores e flores, dura até o dia 21 de Junho e é marcada por ótimas programações, como passeios naturais e festivais da estação. 
Dentre os festivais anuais mais famosos dessa estação, estão:

O Festival Gwangyang Maehwa Village, localizado na província de Jeollanam-do, famoso por suas belas árvores de damasco. As Maehwa brancas (flores de damasco ou flores de ameixa) se espalham por toda a parte e parece que, na verdade, a neve é que cobriu toda a vila na encosta. Maehwa é a primeira flor da primavera a desabrochar, então, essa é uma boa pedida para abrir os passeios da estação. Essa vila também fica próxima à vila tradicional Jeonju Hanok, que também vale a visita!

Festival Gurye Sansuyu, também localizado em Jeollanam-do, é um festival anual realizado na base da montanha Jirisan. Lá você pode ver as belas flores de sansuyu, um amarelo bem brilhante.
Você também pode visitar o Templo Hwaeomsa. É um dos 10 templos mais famosos da Coreia e mandatório para aqueles que desejam relaxar suas mentes num lugar silencioso, além de aprender sobre a história do budismo coreano. 

Festival das Canolas na Ilha de Jeju, funciona de Março a Abril de cada ano. Jeju se veste de amarelo com flores de canola em plena floração. A beleza primaveril dessa ilha com amarelo vibrante realmente fascina e, com certeza, também vale a visita.

Festival Garden of Morning Calm Light, na província de Gyeonggi-do. Esse festival, na verdade, é iniciado em Dezembro, durante o Inverno; e dura apenas uma parte da Primavera. O parque fica aberto durante todas as estações e há vários tipos de exibições; mas esse festival das luzes termina sua temporada, comumente, por volta do dia 14 de Março de cada ano.   

Passeio em Namiseom (Ilha de Nami). Localizada na província de Gangwon, a Ilha de Nami é linda o ano todo e é um dos destinos mais populares para passeios próximos a capital coreana Seul. Embora possa ser muito cedo para ver as flores de cerejeira na Ilha de Nami em Março, ainda vale a pena uma visita. 

Por último, para fechar com chave de ouro, passeio no Parque Nacional Seoraksan. Sim, o parque onde tem passeio de trilha na minha amada Ulsanbawi (Pedra de Ulsan)! Este parque nacional possui paisagens naturais deslumbrantes e é um dos melhores locais para caminhadas na Coreia. Março geralmente tem o clima perfeito para desfrutar de caminhadas na montanha Seoraksan, já que não faz muito frio ou calor. Você também pode visitar destinos próximos com natureza de tirar o fôlego, como o Templo Naksansa, a Praia Sokcho ou própria Ilha Nami, mencionada anteriormente. E tudo isso em um dia! 
----------------------------------------------------------------

Devido à pandemia, todos nós estamos impossibilitados momentaneamente de viajar ou até mesmo de passear, seja dentro de nossas próprias cidades ou cidades vizinhas. O ideal é que evitemos até mesmo transitar pelos bairros, já que os casos não param de aumentar, bem como as mortes. A situação ainda é alarmante no Brasil e no mundo, mas vamos manter nossos corações esperançosos.

Para aquecer nosso corações preocupados, trouxe essa receita de um cafézinho gourmet! As cafeterias se tornaram um point em solo coreano, especialmente nessa época. Seja pelo apelo social ou pela variedade e qualidade dos produtos, as cafeterias fazem sucesso na Coreia. 

Essa é a kkultip da semana, o popular Café Dalgona (달고나 커피)! A receita não é tão rápida, mas é barata e pode ser feita em casa. Como é um pouco trabalhosa e demorada, é um ótimo passatempo para esse período de isolamento. Tudo o que você precisa é de leite, açúcar e café solúvel. Ah! Se você quiser adicionar chantilly, bolinhas de tapioca, calda ou chocolate em pó, também fica ótimo!


 INGREDIENTES

- 2 colheres de sopa de café solúvel
- 2 colheres pequenas de açúcar 
- 2 colheres de água quente
- Leite
- Opcionais: Gelo, Chantilly, Chocolate em pó etc


MODO DE PREPARO

- Misture o café solúvel a duas colheres de água quente e duas colheres pequenas de açúcar. Bata essa mistura por, aproximadamente, uns 20 minutos ou mais. Sim! Até o líquido ficar com aspecto bem cremoso. 
[Outra kkultip] Assista a um doraminha ou anime enquanto faz! 
- Coloque leite gelado ou em temperatura ambiente, com ou sem gelo, no seu copinho ou xícara
- Despeje o seu creme de café em cima do leite 
- Adicione chantilly ou creme de preferência e finalize com chocolate em pó
- Você pode fazer um dalgona estilo bobba, então, basta colocar uma calda de chocolate com as bolinhas de tapioca antes de colocar o leite na xícara

É isso, gente.
Espero que vocês tenham gostado da dica desse cafézinho gourmet e aproveitem esse período de isolamento para tentar coisas legais. Continuem se cuidando e que Deus lhes abençoe sempre.

나중에 봐요!
Até a próxima!








sábado, 27 de março de 2021

Vincenzo - 빈센조

 



Questo edificio è mio! 

여러분 안녕하세요! 잘 지내세요?
Olá, pessoal! Como vocês estão?

Olá, pessoal!

Esse prédio é meu, ok? haha 

Como vocês estão? Espero que bem. Os tempos ainda estão difíceis, não é? A situação no nosso país parece a cada dia mais como um sonho esquisito, daqueles que nós demoramos a acordar. Mas nós vamos suportando de um lado, vivendo um dia de cada vez do outro. Dando os pequenos passos que conseguimos dar. Meu intuito aqui é, acima de tudo, trazer um pouco de alegria e encorajar a cada um de vocês a fazer o mesmo; seja através de suas carreiras ou hobbies, na vida em família, com amigos etc.
 
Pois bem. Nesse finzinho de um Março tão conturbado, quero indicar o drama que ganhou meu coração logo de cara, e que ouso dizer ser um dos melhores, senão o melhor desse ano. A kkultip que trago para vocês é o drama 빈센조 (Vincenzo). Esse drama é uma mistura de mistério, ação e comédia, e conta a história de Vincenzo Cassano, um ítalo-coreano que foi criado na Itália após ser deixado por sua mãe num orfanato. Lá ele passa toda a sua infância e juventude, seguindo a carreira de advogado na vida adulta. Ele acaba virando um consiglieri da máfia italiana; uma espécie de conselheiro de negócios. O mafioso desta trama é protagonizado por ninguém menos que o ator Song Joongki que, é claro, dispensa comentários. 

Vincenzo volta à Coreia do Sul, sua terra natal, afim de reaver uma fortuna em barras de ouro, a qual está escondida no subsolo do Geumga Plaza, um edifício parte comercial, parte residencial. A fortuna em questão pertencia a um magnata chinês, que acaba falecendo de parada cardíaca após um passeio de mergulho. Contratados pelo magnata para esconder o ouro, apenas o sr. Cassano e seu amigo, o também advogado Cho Yeong-Un (Choi Young-Joon), sabem da existência dessa fortuna. 

O advogado Yeong-Un é o dono do prédio onde o ouro deles está escondido, mas é claro que essa extração não seria fácil, não é? Afinal, toda boa trama precisa de um empecilho. Aquela famosa treta federal que arrepia e nos envolve na história. Esse empecilho possui nome, CNPJ e tem credencial para crueldade e psicopatia, dignos de uma Investigação Discovery. 

Nesse tanque de tubarões que é o drama Vincenzo, somos apresentados à Babel Group, uma farmacêutica criminosa que está desenvolvendo remédios com componentes químicos que visam viciar a população coreana por serem tão poderosos quanto drogas sintéticas. Essa farmacêutica quer destruir o edifício Geumg Plaza para construir mais um dos seus centros de pesquisa. Eles contam com apoio de uma outra empresa corrupta, a firma de advogados Wusang. Ambas, com apoio de diversos políticos e policiais corruptos, estão dispostas a fazer toda sorte de crueldades, incluindo matar quem quer que se intrometa em seu caminho. Cobaias, pesquisadores, aqueles que sabem demais e, claro; Vincenzo Cassano, seu amigo e moradores do prédio que lutam por justiça.

Vincenzo, mesmo sendo um mafioso, tem seus princípios tais como jamais envolver ou matar inocentes em seus negócios. O que, inicialmente, era apenas uma operação para a extração de sua fortuna acaba se tornando uma luta por justiça. Ao longo dos episódios, é interessante perceber como o mafioso vai tendo seu coração amolecido pelos moradores carinhosos, inusitados e hilários do edifício Geumga Plaza. 

O drama é feito na medida certa para quem gosta de uma montanha russa de emoções. As cenas de ação são impactantes e sufocantes e as de comédia são totalmente hilárias e cheias de referências (pois é, uma vez que você vira dorameira(o), você se delicia no tanto te referência a outros dramas famosos que eles fazem). Também temos todo aquele draminha que a gente adora, com as cenas do nosso casalzinho principal favorito que fecham a conta para um drama de qualidade.

Nesse tempo tão conturbado de pandemia, nunca vivido pela maioria de nós, Vincenzo traz esse gostinho de justiça pelo bem maior. A luta contra grandes conglomerados corruptos e em favor dos menos favorecidos realmente aquece nossos corações. 
Espero que vocês gostem e aproveitem bastante esse drama maravilhoso, e mandem suas opiniões e sugestões aqui embaixo!   

Por fim, quero agradecer pelo apoio de cada um de vocês aqui no blog e pelo carinho de sempre. Agradecimentos especiais por todas as mensagens e surpresas de aniversário que vocês me enviaram na semana passada, dia 20/03.


Onde assistir?

Vincenzo pode ser assistido na Netflix e terá 20 episódios no total, não 16 como costumamos ter. O drama é recorrente, então, os episódios ainda estão sendo lançados semanalmente, aos sábados e domingos. Hoje teremos o episódio 12 sendo lançado às 11:30 AM

Fiquem com Deus, cuidem-se e até mais!

나중에 봐요!


segunda-feira, 1 de março de 2021

1 de Março, O Movimento Sam-il - 삼일 운동

 




여러분 안녕하세요! 잘 지내세요?
Olá, pessoal! Como vocês estão?

Hoje é primeiro de Março no Brasil, o que quer dizer que foi primeiro de Março ontem na Coreia. Mas o que tem essa data de tão importante?

O "Movimento Primeiro de Março" ou "Movimento Sam-il" - 삼일 운동 Sam-il Undong (Hangul), 三一 運動 (Hanja), também conhecido como 만세 (Hangul) Demonstrações Manse, foi uma série de manifestações que ocorreram na Coreia para recuperar sua soberania da ocupação japonesa desde 1910. Foi inspirado no discurso do Presidente Woodrow Wilson, feito na Conferência de Paz de Paris, em Janeiro de 1919que afirmava que as nações têm o direito de escolher livremente a sua soberania e estatuto político internacional; sem coerção ou qualquer interferência externa. Os 
atos resultaram no estabelecimento do Governo Provisório Coreano. 

Quando tudo começou? 

O movimento começou em 1º de março de 1919 com a leitura da “Proclamação da Independência da Coreia" e em um ano até 2 milhões de coreanos participaram de protestos em todo o país. O movimento foi recebido com brutalidade pelas autoridades japonesas, com milhares de mortos e até 46.000 pessoas presas por seu envolvimento nos protestos, que foram eventualmente anulados na primavera seguinte.

O Movimento Primeiro de Março resultou em uma grande mudança na política imperial em relação à Coreia. O Governador-General Hasegawa Yoshimichi aceitou a responsabilidade pela perda do controle e foi substituído por Saito Makoto. Alguns dos aspectos do domínio japonês considerados mais desagradáveis aos coreanos foram removidos. A polícia militar foi substituída por uma força civil.  Uma liberdade de imprensa limitada foi permitida sob o que foi chamado de ‘política cultural’. As mulheres também encontraram novas oportunidades após o movimento para expressar suas opiniões pela primeira vez.

Consequências para a nação 

Agora, 102 anos depois, a Península Coreana passou por mudanças radicais que aqueles manifestantes nunca poderiam ter previsto - independência e separação, guerra e recuperação, com um lado da península saindo rapidamente da pobreza para se tornar uma das maiores economias do mundo. 

Na Coreia do Sul, o aniversário é sempre marcado com grandes encontros e encenações das manifestações de 1919 que acontecem em Seul e em todo o país. Até o entretenimento coreano acaba entrando no espírito - o popular programa “Running Man” já apresentou episódio especial com o tema 1º de março e teve um considerável salto em sua audiência depois.

Em reconhecimento à importância histórica do Samil no dia 1 de Março de 1949, a data foi declarada como feriado nacional.

Apesar de ter declarado sua independência, a Coreia só se libertou da ocupação japonesa realmente no dia 15 de agosto de 1945. Esta data também é feriado nacional e se chama Gwangbokjol 광복절 (Hangul), 光復節 (Hanja) e quer dizer literalmente "O dia que a luz retornou". O feriado também é conhecido como JogukHaebang-ui Nal 조국해방의 날 (Hangul) "O dia da libertação da pátria".

Feliz movimento de Independência a todos!
Vamos orar por uma Coreia cada vez mais forte e próspera.

Kkultip: Vocês podem assistir ao programa de variedade Running Man no Youtube ou em fanbases de legenda.

Fiquem saudáveis e comam bem!

Deus lhes abençoe.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Tudo Bem Não Ser normal (It's Ok Not To Be Ok) - 사이코지만 괜찮아

 


E, então... Tá tudo bem não ser normal? 

여러분 안녕하세요! 잘 지내세요?
Olá, pessoal! Como vocês estão?


Já faz um tempinho, não é? Eu sei. Espero que vocês estejam todos bem e saudáveis. E, claro, espero também que tenham ficado com saudade desse blog que, embora tão pequenininho ainda, é feito com amor. Pois bem. Passaram-se exatamente seis meses desde a última postagem, mas, se o mel não virou garapa, tá tudo certo. 
PS: Juro que vou tentar evitar as brincadeirinhas com a palavra "mel" aqui no blog haha 
Mais para frente, faço um post explicando todo o meu processo de criação do nome do blog, mas já fica aqui um spoiler. A raiz do nome do blog tem a palavra "" (Kkul) que significa "mel" na língua coreana. O termo "kkultip" eu explico depois, ok? Vamos lá! 

Pensei bastante em qual dica dar a vocês nesse meu retorno, considerando o tanto de conteúdo que fiquei assistindo durante esses últimos meses de isolamento social. Como eu queria fazer esse retorno da melhor forma possível, cogitei algo que pudesse verdadeiramente me conectar mais a vocês. Vi bastante coisa da nossa amada terra do Kimbap, e acho que só ficou faltando um programa de variedade, que não costumo assistir tanto assim. Vou dar mais atenção a isso depois para termos um arsenal ainda melhor aqui no blog. Muitas dessas produções assistidas realmente me impactaram, mas nenhuma como o drama "Saikojiman Gwenchana" (사이코지만 괜찮아), ou, "Tudo bem não ser nomal". Na versão internacional, o drama recebe o nome de "It's ok not to be ok". 

Quando eu ouvi falar sobre esse drama, ele estava com uma expectativa muito grande do público. Não costumo ler muito sobre os conteúdos que vou assistir, pois creio que tira todo aquele 'friozinho na barriga' do momento que a gente assiste. Sem falar nos spoilers que a gente toma com os teasers. Sim, eu sinto friozinho na barriga e arrepio com séries, livros, filmes, música etc dependendo do quanto eu gosto daquele gênero ou artista. Confesso que esse drama me cativou logo de cara por mesclar suspense, fantasia e drama ao falar de um tema tão delicado e tão importante quanto saúde mental

It's Ok Not to Be Ok narra a história entrelaçada de um enfermeiro de um hospital psiquiátrico, Moon Gang-tae, interpretado pelo ator Kim Soo-hyun, seu irmão mais velho, Moon Sang-tae (Oh Jun-se), o qual sofre de uma deficiência intelectual e Ko Moon-young (Seo Ye-ji), uma escritora excêntrica de contos fantásticos. 
Os irmãos Moon vivem sozinhos num conjugado e cuidam um do outro com a ajuda dos carinhosos vizinhos e amigos, já que são órfãos de mãe. O drama não deixa claro qual é a condição exata nem grau de deficiência de Sang-tae, mas uma coisa muito bacana, e que quero já ressaltar aqui, é o fato de usarem diversos termos da área psiquiátrica e explicarem com legenda. Não é todo mundo que tem graduação em Grey's Anatomy. Não é, gente? haha. A relação com o pai não é mencionada em nenhum momento. 

A história dos irmãos é trágica e marcada pelo homicídio de sua mãe, quando ambos eram bem novinhos. Gang-tae era apenas uma criança e, Sang-tae, um adolescente. O tal crime foi cometido na frente de Sang-tae, o irmão mais velho, porém, devido ao grande trauma e às suas limitações intelectuais, ele não consegue se lembrar exatamente do rosto da pessoa que assassinou sua mãe. A única pista para este homicídio é que Sang-tae passou a ter medo de borboletas, mas ninguém imagina que essa informação poderá levar ao verdadeiro assassino (a). Mesmo passando por esse trauma, ele não deixou de ser sonhador e de gostar de contos de fantasia. O carinhoso irmão mais velho de Gang-tae é apaixonado por contos fantásticos, e é exatamente assim que escritora Ko Moon-Young conhece e se aproxima dos irmãos Moon, numa tarde de autógrafos em uma livraria. 

O mais intrigante nesse enredo é o fato de que a escritora favorita de Sang-tae, a esquisitona e famosa Moon-Young, parece estar envolvida na trágica história desses irmãos mais do que eles imaginam com sua própria história trágica de vida. 
O drama tem muito suspense do meio para o final, mas é também cheio de momentos engraçados como um alívio aos assuntos tão difíceis e sérios abordados sobre saúde mental. Vemos os transtornos tratados nesta narrativa através de suas raízes. Tais como traumas, questões familiares, abusos físicos e psicológicos, e, na minha opinião, é o que faz esse drama ser tão forte e impactante. Você vai do riso às lágrimas torrenciais num só episódio. 

Todos nós temos as nossas questões e, embora vejamos muitas bandeiras sendo levantadas, principalmente na internet; ainda há muito preconceito e desinformação sobre transtornos do comportamento e sobre a busca por um tratamento profissional. Sim. Ainda temos um longo caminho para percorrer, então, creio que esse drama cai como uma luva na desmistificação do tema. Esses tempos que fiquei sem postar por aqui no blog trouxeram diversos desafios pessoais, creio que para todos nós, inclusive em relação à nossa saúde mental. Nós ainda estamos vivendo uma pandemia, embora muitas pessoas ignorem o fato e burlem regras de higienização, distanciamento e proteção, simplesmente por estarem entediadas ou frustradas.

Quero desde já agradecer a todos os meus leitores que ainda estão prezando pela vida, pela sua própria, pela minha e por todos nós. A intenção desse post é não só agradecer pelo apoio e cooperação durante essa espera, mas também encorajá-los a enfrentar todos os desafios, físicos, mentais, financeiros etc e pedir ajuda naquilo que você esteja precisando neste momento. 
Está tudo bem não ser 'normal' nos padrões de perfeição do mundo e que, na verdade, tal perfeição NÃO EXISTE. Na Internet, o que acontece é que as pessoas só mostram a parte boa de suas realidades. Está tudo bem pedir ajuda, ok? Vamos seguir nos apoiando enquanto atravessamos esse período escuro da história da humanidade.

Onde assistir?
Você pode assistir esse drama maravilhoso pela Netflix ou em algum portal de legenda de dramas. Ele com certeza vai falar com você e mexer com suas emoções! 
Deixem aqui nos comentários sua opinião sobre esse drama, caso tenha assistido ou sobre o tema!

Fiquem com Deus,

나중에 봐요!

Um abraço e até logo!









sexta-feira, 31 de julho de 2020

Mãe (Mother) - 마더





O amor de uma mãe por seu filho desconhece limites, leis e a própria misericórdia. 

Olá, queridos! Como vocês estão? A kkultip dessa semana é o filme sul-coreano 마더 Mother (mãe). 

Mother é um filme do gênero thriller/supense dirigido por Bong Joon-ho. Sim! O mesmo diretor do nosso queridinho e premiado 기생충 (Parasita). O longa narra a saga de uma senhora viúva que tenta desvendar um mistério: o assassinato de uma jovem moça que acontece em seu bairro, o qual seu filho deficiente é acusado de cometer. 
A consagrada atriz Kim Hye-jah interpreta a "mãe", cujo nome não é revelado na trama. Ela é uma senhora de idade, cuidando sozinha de um filho deficiente e que sobrevive da venda de ervas medicinais. Ela também faz um "bico" para ganhar dinheiro extra com algumas sessões de acunpultura, atividade essa que, aparentemente, ela não tem licença para realizar. Seu filho é Yoon Do-joon (interpretado pelo ator Won Bin), um jovem adulto que, apesar de sua deficiência intelectual, tenta ser independente. Todas as suas tentativas, no entanto, acabam sendo frustradas, já que sua mãe inspeciona até mesmo seu xixi para se certificar de que ele está saudável. 

Do-joon tenta, no limite do possível, fazer coisas que jovens adultos fazem. Sair com os amigos pelo bairro, conhecer garotas, tomar alguns drinks. O problema é que Jae-su, seu melhor amigo, parece não agradar muito sua mãe. Apesar de seu cuidado com o filho beirar o doentio, à medida que somos apresentados aos personagens, torna-se perfeitamente compreensível que ela não goste de seu filho andando por aí com o melhor amigo. Jae-su não tem um emprego formal e fica o dia inteiro perambulando pela cidade com Do-joon, cometendo picaretagens para arrumar o famoso 'dinheiro fácil'.

Na noite do assassinato de Moon Ah-jung (Moon Hee-ra), Do-joon sai para beber e volta tarde, quando sua mãe já está dormindo. Há uma testemunha local que diz tê-lo visto perto do caminho por onde a jovem passou antes de ser assassinada. Devido à sua limitação mental e pelo fato de ter bebido, ele não consegue lembrar mais do que flashbacks, o que acaba limitando a investigação. O que será que aconteceu naquela fatídica noite?

Enquanto navegamos junto à mãe numa dúvida sufocante, somos apresentados a uma série de problemas sociais como a prostituição, o alcoolismo, a precariedade do trabalho, a pobreza. Esse é, inclusive, um do fatores de eu ser apaixonada pelo cinema sul-coreano. Mesmo que o filme seja do gênero de terror, temos uma gama de interpretações fortes e o drama sempre vem na medida certa.
A mãe de Do-joon parece estar sempre um passo à frente da polícia, o que aumenta o drama e a tensão no decorrer da história. Ansiamos por decobrir quem matou Ah-jung ao passo que entendemos o amor, mesmo que obsessivo, de uma mãe que está disposta a tudo para proteger seu filho, mesmo que ele tenha cometido um assassinato.

Tentei fazer essa review sem spoilers para que vocês pudessem ser instigados. Bem.. é isso. Assistam esse filme! É com certeza um dos meus filmes favoritos e que eu recomendo de olhos fechados!
Se você já assistiu esse e/ou outros filmes do diretor, compartilhe aqui nos comentários um pouquinho da sua experiência.

Até a próxima!
안녕!





quarta-feira, 22 de julho de 2020

Por que a Coreia do Sul?






Eu comumente ouço das pessoas "por que a Coréia do Sul?", mas não é uma tarefa fácil definir em palavras o porquê amamos o que amamos. Cada um de nós pode se apaixonar por uma cultura a ponto de mergulhar em seu vasto oceano e fazer de lá o seu habitat. 
No entanto, decidi fazer esse post introdutório para que, além de aguçar o interesse de vocês, eu pudesse contar um pouco mais sobre mim mesma. 

Bem, o primeiro contato que eu tive com a cultura coreana foi através do cinema. Felizmente, eu nasci nos anos noventa e ainda pude ter um gostinho de visitar locadoras de filmes. Era uma sensação mágica entrar numa loja e torcer para um filme estar lá. Na locadora do meu bairro, por exemplo, os filmes tinham umas fichinhas grudadas na capa e você precisava levá-las ao balcão para alugar. Que nostalgia! 

Não sei ao certo quando as locadoras foram perdendo espaço no Brasil e no mundo mas, com certeza, a minha relação com a sétima arte se tornou mais especial por causa dessas experiências. Enfim... o negócio é com a Coréia, né? Voltemos... 

Foi lá, aos 12 anos de idade, que comecei a ter contato com o cinema coreano, alugando filmes na minha locadora de bairro. Posteriormente, fui buscando cada vez mais e tendo contato com a música coreana,literatura, gastronomia etc. Não lembro qual foi o primeiríssimo filme que assisti, pois foram muitos, mas com certeza  마더 "Mãe" me marcou bastante. 

SPOILER ALERT: o próximo post aqui do blog será uma review dele. 

Quando esse filme foi lançado, eu tinha apenas 15 anos de idade e não parei mais. Três anos consumindo o cinema de um país foi suficiente para perceber minha ligação de alma com esse lugar. 
Como uma apreciadora de arte desde a infância, principalmente do cinema, conhecer as produções coreanas me fascinou pela tamanha qualidade daquilo que eles produzem. Eu nunca havia visto cinema e entretenimento no geral da maneira como eles fazem. Você precisa conhecer para saber do que eu estou falando. Então, se você gosta de filmes, música, comida e teatro, aperta o cinto porque você vai embarcar nessa aventura junto comigo aqui no Kkultip Blog. 

Até logo.

Pretendente Surpresa (A Business Proposal) - 사내 맞선

  여러분  안녕하세요 ! 잘 지내세요? Olá, pessoal! Como vocês estão? Quem é vivo sempre aparece, não é? Depois dessa pausa sabática de mais de um ano, dec...